domingo, 1 de dezembro de 2013

Sistema Muscular



Sistema Muscular



Harris , 2002 Pg - 120




Introdução
         
      O sistema muscular é formado por um conjunto de estruturas que, ao se contraírem voluntariamente, movimentam o esqueleto. Essas estruturas são os mais de 600 músculos que constituem o corpo humano, cada um com uma função específica, como mover um dedo, fechar as pálpebras ou flexionar o joelho. Em sua totalidade, os músculos esqueléticos correspondem à aproximadamente 40% do peso corpóreo.
          As células musculares são especiais pelo fato de serem as células do corpo que melhor exibem a propriedade de contratilidade que lhes permite encurtar-se e desenvolver tensão. Como resultado, as células musculares são importantes em todas as atividade que envolvem o movimento de uma parte do corpo.


Tipos de Músculos
          
          O corpo humano contém três tipos de músculos: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo liso, podendo ainda ser  classificados em voluntário e involuntários.

Músculo Estriado Esquelético
          
    A maioria dos músculos esqueléticos está fixada aos ossos do esqueleto. O músculo esquelético  é responsável  por atividades como andar e manipular objetos no meio externo. As células musculares esqueléticas exibem bandas transversas alternadamente claras e escuras dando-lhes um aspecto estriado.

                              Fonte: Sobotta – Atlas Van de menselijke Anatomie, 2000. Pg- 122

           Os músculos esqueléticos são os únicos músculos voluntários do corpo humano.
Músculo Liso ou Visceral
          O musculo liso é assim chamados porque suas células não apresentam as estriações que são evidentes nas células musculares esqueléticas. É também referido como musculo visceral, porque é encontrado nas paredes das vísceras ocas e tubulares, como estômago, os intestinos e vasos sanguíneos .
           É um musculo involuntário  cujas contrações produzem o movimento de materiais através dos sistemas de órgãos do corpo.

                               Fonte: NETTER – Atlas Interativo de Anatomia Humana, 1998. Pg - 123

Músculo Cardíaco
         
   Trata-se de um tipo especializado de músculo que forma a parede do coração miocárdio. É involuntário como o músculo liso e estriado, como o músculo esquelético. Coração humano com Hipertrofia ventricular (notar o aspecto do Miocárdio Esquerdo)


                          Fonte: Sobotta – Atlas Van de menselijke Anatomie, 2000. Pg- 123

Funções

Os músculos realizam três funções principais :
Movimento : a função mais evidente realizada pelos músculos esquelético , é a de movimentar o corpo ou parte do corpo, como ao andar, correr, escrever, mastigar e deglutir.
Produção de Calor: A temperatura do corpo é mantida invariavelmente constanre. O metabolismo no interior das células libera calor como produto final. Suas fibras estão em contínua atividade, eles são a principal fonte de calor do corpo.
Postura e sustentação do corpo: O sistema esquelético proporciona um arcabouço para o corpo, mas o músculo esqueléticos mantém a postura, estabilizam as articulações flexíveis e dão suporte a várias vísceras.

Arquitetura Padrão dos Músculos
          
        Os músculos são formados por duas porções principais: o ventre muscular e os tendões de fixação. O ventre muscular é a porção carnosa, vermelha do músculo. É constituída por células musculares agrupadas em feixes e apresenta forma e tamanho variáveis.
           Os tendões de fixação são de cor branca brilhante e são constituídos por tecido conjuntivo fibroso denso, resistente e praticamente inextensível.

                                              Fonte: Arquivo do autor, 2005. Pg - 125

Envoltórios de tecido conjuntivo
           
        As fibras musculares que se contraem não seriam eficientes se elas não atuassem unidas isoladas. Cada fibra é ligada ás fibras é ligada ás fibras adjacentes formando feixes, e os feixes estão ligados a outros feixes.
            O tecido conjuntivo está estruturalmente organizado no interior do músculo para proteger, fortalecer, ligar as fibras musculares em feixes e ligar os feixes em músculos. As fibras individuais dos músculos esqueléticos estão envolvidas por uma bainha fina de tecido conjuntivo chamada endomísio. Outro tecido conjuntivo, os perimísios, ligam grupos de fibras musculares reunidas em feixes chamados fascículos . O músculo inteiro é coberto pelo epimísio, que por sua vez é contínuo com um tendão.

                            Fonte: SPENCE – Anatomia Humana Básica, 1991. Pg- 126

Fixações dos músculos esqueléticos
          
        Os músculos esqueléticos estão ancorados ao esqueleto por extensões do endomísio, epimísio e perimísio , Estes tecidos conjuntivos continuam-se para além da extremidade do músculo e se fixam diretamente no periósteo do osso. Os tendões que  assumem a forma de bainhas delgadas e achatadas são chamados aponeuroses.

Fonte: SPENCE- Anatomia Humana Básica, 1991. Pg- 127

Anatomia microscópica dos músculos esqueléticos
          
       Quando o músculo esquelético é examinado com a ajuda de um microscópio, as fibras musculares esqueléticas  são células multinucleadas. Cada fibra contém várias centenas até vários milhares de estruturas regularmente dispostas , chamadas miofibrilas. As miofibrilas parecem ser estriadas pela presença de faixas alternadamente claras e escuras. As faixas escuras são chamadas bandas anisotrópicas, ou discos A; as faixas claras são chamadas bandas isotrópicas, ou discos I. Atravessando o centro de cada disco I encontra-se uma densa linha Z. As linhas Z dividem as miofibrilas numa série de segmentos repetitivos chamados sarcômeros.
           Um sarcômero é composto de dois tipos distintos de miofilamnetos  : filamentos grossos e finos, encontrados somente no disco A. A estria H do disco A contém somente filamentos grossos. A estria M é formada por acoplamento entre filamentos grossos que assumem um arranjo paralelo. Os filamentos felgados ocupam o disco I e parte do disco A exceto na zona ou estria H. Os filamentos delgados estão fixados nas linhas Z. Na região do disco A, onde filamentos grossos e delgados se sobrepõem, há um arranho hexagonal dos filamentos delgados ao redor de um filamento grosso.

Fonte: Adaptado de Sobotta – Atlas Van de menselijke Anatomie, 2000. Pg - 129

Classificação dos músculos
          Os músculos podem ser classificados levando em conta alguns critérios especiais, como a sua forma, origem, inserção, numero de ventres, ação e função.

Classificação quanto a forma e arranjo dos feixes de fibras

Fibras paralelas: Os fascículos correm paralelamente ao longo do eixo do músculo, em forma de fita ou tira.
Longos: são músculos que apresentam o comprimento maior do que a largura. São músculos fusiformes.
Largos: Sua largura predomina sobre o comprimento. São músculos de forma retangular.
Fibras oblíquas: O tendão corre por todo o comprimento do músculo e os fascículos se inserem nele diagonalmente.
Unipenados: os fascículos se inserem em apenas um dos lados do tendão.
Bipenados: os fascículos se inserem em ambos os lados do tendão.
Multipenados: os fascículos apresentam um arranjo complexo, que envolve a convergência de vários feixes.
Fibras circulares: Nesse tipo de músculo , as fibras estão dispostas concentricamente em torno de um orifício. São músculos que atuam como um esfíncter quando contraídos.

                                          Arquivo pessoal do autor, 20015 Pg- 133

Fonte SPENCE – Anatomia Humana Básica, 1991. Pg -133

Classificação quanto a origem

    São dados nomes específicos ás faixações de ambas as extremidades de um músculo esquelético: a origem é a extremidade menos móvel, geralmente proximal do músculo. A inserção, pelo contrário, é a porção mais móvel, geralmente distal do músculo.

Quanto a origem os músculos podem ser classificados em:

Bíceps: sãos aqueles músculos que possuem 2 origens, 2 ventres musculares e apenas 1 tendão de inserção.
Tríceps: São aqueles músculos que possuem 3 origens, 3 ventres e novamente apenas 1 tendão de inserção.
Quadríceps: Possui 4 origens , 4 ventres e 1 tendão de inserção .




Classificação quanto a inserção

Monocaudados ou Caudados: são aqueles músculos que apresentam apenas 1 tendão de inserção. Trata-se do tipo mais comum, sendo encontrado em todo o corpo.
Bicaudados: São aqueles músculos que possuem 2 inserções.
Plicaudados:  Apresentam mais de 2 tendões.


                                         Fonte: Arquivo Pessoal do Autor, 2005. Pg - 135

Classificação quanto á ação muscular

- Flexores
- Extensores
- Adutores
- Adutores
- Pronadores
- Supinadores
- Rotarores
Classificação funcional dos músculos

Agonistas: Considerado o principal músculo na produção do movimento articular ou na manutenção de uma postura. Contrai ativamente para produzir a ação muscular.
Antagonistas: Músculo que domina a ação oposta á do agonista. Alonga-se ou encurta-se passivamente para permitir que o movimento ocorra.
Sinergista: Contrai ao mesmo tempo o agonista de modo a auxiliar a sua função e excluir a ação indesejada do mesmo.
Estabilizador: Quando um músculo sinergista atua imobilizando uma articulação ou osso individual, ele é chamado de fixador.









Bibliografia
Anatomia do aparelho locomotor  - Márcio Oliveira , Régis Correia , José Roberto Pimenta de Godoy
Aluna : Laura Bianca Pires
CPD : 12357
Curso: Nutrição


Nenhum comentário:

Postar um comentário